5 – Algumas entidades importantes na área

Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal

A luta contra a diabetes em Portugal encontra-se intimamente ligada à Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP). Fundada em 1926 por Ernesto Roma, esta instituição sempre se dedicou a prestar o melhor cuidado e apoio às pessoas com diabetes.

As diversas vertentes da APDP englobam:

  • Vertente Social e Associativa: defendendo os direitos das pessoas com diabetes na sociedade, incentivando o movimento associativo e participando em estruturas nacionais e internacionais.
  • Vertente Clínica: prestando cuidados em diversas áreas – diabetologia, cardiologia, nutrição, pediatria, oftalmologia, podologia, nefrologia, urologia, saúde reprodutiva, psicologia/psiquiatria, cirurgia oftalmológica e hemodiálise.
  • Vertente de Investigação: promovendo o desenvolvimento de estudos de investigação científica básica, clínica e epidemiológica na área da diabetes, apoiada em acordos e protocolos com Universidades e Instituições Científicas.
  • Vertente Formativa: organizando regularmente cursos de formação em diabetes para técnicos de saúde (médicos, enfermeiros, dietistas, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos) e pessoas com diabetes e seus familiares e/ou cuidadores.

A associação apoia neste momento mais de 30.000 pessoas, notando-se a correlação entre o aumento da doença em Portugal e o número de pessoas com diabetes inscritas na APDP, sem nunca descurar os aspetos relacionados com a Formação e Investigação existentes desde o início.

Contactos:

Rua do Salitre, 118-120
1250-203 Lisboa
Telf.: 21 381 61 00

Fax: 21 385 93 71
www.apdp.pt

Email: diabetes@apdp.pt

Fundação Ernesto Roma

Criada em 2005 pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), a Fundação Ernesto Roma tem desenvolvido o seu trabalho nas áreas da educação terapêutica de pessoas com diabetes, formação avançada de profissionais de saúde em diversas valências, apoio a instituições de referência nacionais e internacionais que desenvolvem a sua ação de combate à diabetes no terreno e promoção da investigação na ação da luta contra a diabetes.

Contactos:

R. Rodrigo da Fonseca, 1

1250-203 Lisboa
Telf.: 213816178
Fax: 213816107
E-mail: info@fundacaoernestoroma.org

Escola da Diabetes

É na Escola da Diabetes que decorrem algumas das atividades planeadas pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e Fundação Ernesto Roma.

A Escola da Diabetes desenvolve as suas atividades através de programas na área da investigação, formação, assistência e educação terapêutica; na formação de profissionais de saúde e de pessoas com diabetes e os seus familiares e/ou cuidadores; na promoção de reuniões nacionais e internacionais no domínio da Educação Terapêutica do Doente Crónico; e, igualmente, na concretização do Programa Nacional para a Diabetes, desenvolvendo ações de prevenção e de rastreio da diabetes e estabelecendo parcerias com algumas instituições.

No que diz respeito à atividade física, a Escola da Diabetes organiza cursos cujos objetivos são: indicar quais os cuidados a ter antes, durante e após a prática de atividade física, nomeadamente no que diz respeito ao equilíbrio entre essa prática, a medicação e a alimentação. A Escola da Diabetes possui nas suas instalações o Ginásio da APDP, um espaço para o desenvolvimento de atividades de formação na área do exercício físico e dos estilos de vida saudáveis, não só para as pessoas com diabetes, mas também para os técnicos de saúde que as assistem. O Ginásio dispõe de profissionais formados na área do exercício e saúde, os quais se dedicam ao ensino da prática de atividade física adaptada às necessidades e possibilidades de cada indivíduo.

Com o objetivo de aumentar a prática e o gosto pela atividade física, a APDP desenvolve uma atividade quinzenal, denominada “Sábados Desportivos”. Esta atividade decorre no 1º e 3º sábados de cada mês e consiste numa sessão de exercício físico, entre as 10h00 e as 12h00, orientada por um professor de educação física e tendo como destinatários as pessoas com diabetes e acompanhantes. Esta atividade realiza-se no Parque da Quinta das Conchas (Lisboa), sendo o ponto de encontro a porta do parque que fica junto à entrada do metro. O principal objetivo desta atividade passa por promover o exercício físico para todos os utentes, independentemente da sua idade, sexo ou capacidade física, num ambiente familiar e divertido.

Contactos:

Escola da Diabetes

Rua do Sol ao Rato, 11
1250-261 Lisboa
Telf.: +351 21 381 61 30 / 40
Fax: +351 21 385 93 71

Email: cursos@apdp.pt

Ginásio

Funcionamento:

Dias úteis 08h00 – 13h30 /  15h00 – 20h30

Email: ginasio@apdp.pt

Posted in: Diabetes