6 – Importância da atividade física para a Diabetes

A prática de atividade física regular assume uma grande importância no tratamento da diabetes, com um enorme benefício para o controlo da glicemia, na resistência à insulina e na diminuição do risco desenvolvimento de diversas doenças. A atividade física é recomendada por diversas organizações internacionais como uma estratégia de intervenção e de modificação do estilo de vida, fundamental na prevenção, tratamento e controlo da diabetes e dos problemas associados.

  • Reduz a Insulinorresistência

Quando praticamos atividade física, o nosso organismo fica mais sensível à ação da insulina, potenciando-a, o que permite a redução dos níveis de glicemia. A longo prazo conduz ao melhor controlo da hemoglobina glicada (HbA1C).

  • Melhora o controlo da glicemia

Ao diminuir a glicemia, potencia o melhor funcionamento do organismo e o controlo direto da diabetes. Pode também ajudar a diminuir o peso corporal de uma forma saudável.

  • Aumenta o bem-estar e a autoestima

Complementar ao bom controlo da glicemia, também se encontram outros benefícios, tais como: o aumento da tonicidade muscular, a resistência física e o aumento da agilidade. Com tudo isto, podemos afirmar que a atividade física conduz à melhora da nossa autoestima e bem-estar físico e psicológico.

  • Diminui o risco de doença cardiovascular

Uma prática regular de atividade física contribui para uma melhoria do perfil lipídico (aumento do HDL, bom colesterol), diminuição da pressão arterial, melhoria da coagulação sanguínea e redução dos valores de triglicéridos.

Posted in: Diabetes