9 – Alterações da Glicemia e Atividade Física

A prática de atividade física pode provocar algumas alterações na glicemia. Antes, durante e após a prática de atividade física é importante evitar hipoglicemias (reduzidos níveis de açúcar no sangue) e hiperglicemias (elevados níveis de açúcar no sangue). Como já referimos várias vezes, é importante a discussão dos objetivos com a equipa de saúde que o acompanha. É aconselhada a verificação da glicemia várias vezes aquando da realização de atividade física, tentando perceber se está a ir ao encontro dos objetivos traçados.

Algumas dicas:

  • Verifique o seu nível de glicemia antes, durante e depois da atividade física;
  • Tenha sempre um pequeno lanche rico em hidratos de carbono de absorção rápida e, igualmente, de absorção lenta, para ser ingerido quando necessário e em diferentes situações;
  • Beba água;
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas antes ou imediatamente a seguir à atividade física, pois pode aumentar o risco de hipoglicemia;
  • Se pretende fazer exercício no final do dia, é possível que o nível de açúcar no sangue diminua durante a noite: é aconselhado, neste caso, fazer um pequeno lanche antes de dormir, para evitar a ocorrência de hipoglicemias durante a noite (p.e. fruta, iogurte magro);

—   Observe cuidadosamente os seus pés, durante e depois da atividade física, e utilize calçado e meias confortáveis;

  • No caso de fazer insulina, evite realizar uma atividade física intensa quando a mesma atinge o seu pico de ação. Deverá fazer a administração da mesma na zona do abdómen pois será o local menos solicitado durante a prática.

Posted in: Diabetes