Como definir a sua frequência cardíaca máxima?

Sempre que praticamos exercício físico, é essencial ter presente qual a frequência cardíaca máxima, para não nos colocarmos em risco de saúde.

Fórmula

Frequência Cardíaca Máxima ou nível máximo de pulsações por minuto = 220 – sua idade
Relembramos igualmente que é aconselhado de fazer todos os esforços durante a prática de exercício físico dentro dos intervalos de Frequência Cardíaca indicados para si. A forma de conhecer este parâmetro passa por aplicar a seguinte fórmula (chamada fórmula Karvonen):


Por exemplo: Para uma pessoa de 30 anos, a Frequência Cardíaca Máxima é de 190 pulsações por minuto:

220 – 30 anos = 190 pulsações por minuto.

 

No caso de iniciar um plano de exercício com o objetivo de perder peso, deve treinar entre 50-60% da Frequência Cardíaca Máxima.  Por questões de segurança, mesmo fazendo um treino intensivo, não deve ultrapassar os 75% da Frequência Cardíaca Máxima.

A forma mais cómoda de controlar a sua frequência cardíaca, é através de um cardiofrequencímetro, que poderá adquirir numa loja de desporto por preços muito acessíveis.

Quem não tem cardiofrequencímetro, pode medir a frequência cardíaca com os dedos, através da:

         artéria radial, colocando os dedos indicador e médio da mão esquerda na artéria radial (região do pulso direito, abaixo do polegar);

         artéria carótida, colocando os dedos indicar e médio na artéria carótida (região do pescoço).

Em ambas as situações, basta contar as pulsações durante 10 segundos e multiplicar por 6 ou contar as pulsações durante 15 segundos e multiplicar por 4, para indicar os batimentos cardíacos em 1 minuto.

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