1 – Diabetes… O que é?

A Diabetes é uma doença crónica cada vez mais frequente na sociedade, sendo que a sua prevalência aumenta progressivamente com a idade, atingindo ambos os sexos. Estima-se que atualmente cerca de 371 milhões de pessoas têm diabetes em todo o mundo, sendo que em Portugal os casos diagnosticados ascendem a 1 milhão de pessoas.

A diabetes é uma doença caracterizada por níveis elevados de açúcar (glucose) no sangue, devido a uma redução parcial ou total da produção da insulina e/ou da sua utilização no organismo. A doença pode não apresentar sintomas imediatos, pelo que muitas pessoas não sabem que têm diabetes.

Existem diferentes tipos de diabetes, sendo os mais comuns:

Diabetes Tipo 1 (Insulinodependente) – DT1: causada por uma reação autoimune em que o sistema de defesa do organismo ataca as células produtoras de insulina, sendo que a razão para isto ocorrer não está totalmente compreendida. As pessoas com diabetes tipo 1 produzem pouca ou mesmo nenhuma insulina. A patologia pode afetar pessoas de qualquer idade, mas usualmente ocorre em crianças e jovens adultos, e o seu tratamento passa por injeções diárias de insulina para controlar os seus níveis de glicose no sangue, um plano alimentar equilibrado e saudável e prática de atividade física.

Diabetes Tipo 2 – DT2: representa aproximadamente 90% de todos os casos de diabetes e é caracterizada pela resistência do organismo à insulina e a sua deficiência relativa. O diagnóstico da diabetes tipo 2 ocorre usualmente depois dos 40 anos, mas pode ocorrer mais cedo, especialmente em populações com elevadas percentagens de casos de obesidade. A DT2 pode não ser detetada durante muitos anos e o diagnóstico é normalmente feito através de complicações que surgem no decorrer da patologia ou acidentalmente pelas análises ao sangue. O aumento da prevalência da DT2 está associado às rápidas mudanças culturais e socias, ao envelhecimento da população, à crescente urbanização, às alterações alimentares, à redução da atividade física e a estilos de vida não saudável, bem como a outros padrões comportamentais.

Posted in: Diabetes