Esforços aeróbios versus anaeróbios, qual a diferença?

Para ter uma melhor qualidade de vida, é necessário manter o peso dentro dos Índices de Massa Corporal indicados. Sempre que necessita ou tem como objetivo perder peso, e, em simultâneo, ter um corpo tonificado, é preciso entender como é que o organismo responde ao esforço do estímulo provocado pelo exercício físico.

O corpo, para se manter em movimento, necessita de «queimar» energia, o qual pode ser das seguintes duas formas:

  • em regime de esforços «anareóbios» (ausência de oxigénio): esforços de curta duração e de grande intensidade. Esforços anaréobios estão associados a esforços intensos (sempre que estamos com uma respiração ofegante e com o coração a bater com muita força). Mais indicada para a população jovem. Exemplo: prova de 100 metros de velocidade.
  • em regime de esforços «aeróbios» (presença de oxigénio): esforços de longa duração e intensidade média. Esforços aeróbios: estão associados a esforços leves e moderados (sempre que estamos com uma respiração calma e tranquila, e conseguimos falar tranquilamente mesmo quando estamos a fazer um esforço): Mais indicado para a população adulta e idosas. Exemplo: Maratona.

 

Posted in: CuidadosATer